Os vinhos que agora chegam ao mercado são o resultado de um projeto que já vinha a ser maturado, desde 2016, em conjunto com a equipa de enologia da Quinta da Pacheca, liderada por Maria Serpa Pimentel.

 

O craque português acompanhou todos os passos do processo da produção destes vinhos, designadamente a escolha das castas que deram origem ao lote, assim como na vindima e pisa tradicional a que as uvas tintas foram submetidas ou ainda no processo de estágio dos vinhos em barrica. Periodicamente o internacional português mantinha-se a par dos processos,

“o que também ajudou a aumentar a minha literacia vínica para embarcar com a máxima confiança nesta aventura que é a de criar uma marca de vinhos própria”, refere o ex-futebolista.
Composto pelas castas Viosinho e Moscatel Galego, o ‘Dezoito by Maniche Branco 2019’ apresenta um aroma delicado, com notas de madeira bem integradas. Na boca mostra-se muito equilibrado, com acidez bem presente o que lhe confere mineralidade. De corpo médio e final longo e persistente, este vinho vai harmonizar na perfeição com peixes grelhados ou assados, assim como queijos.
Touriga Franca, Touriga Nacional e Tinta Roriz são as castas que compõem o ‘Dezoito by Maniche Tinto 2018’. De acordo com as notas de prova da enóloga, este vinho mostra-se bastante frutado, embora bem balanceado com as notas de chocolate que lhe são conferidas pela barrica. Equilibrado, este tinto tem um final de boca longo e bastante persistente. Emparelha na perfeição com carnes grelhadas ou assadas.

A história por detrás do nome deste vinho é simples, Nuno Maniche, jogou nos escalões máximos do futebol mundial, Portugal, Russia, Inglaterra, Espanha, Itália e Alemanha e integrou as seleções vice-campeã europeia em 2004 e quarta classificada no Mundial de 2006.

Entres os imensos êxitos que se somaram, conquistou o troféu mais emblemático da história do futebol, a Liga dos Campões. Foi várias vezes considerado «Man of the Match», tendo assinalado um golo que ficaria para a história, como sendo, de outro mundo, contra a Seleção da Holanda. Em todo este percurso de sucesso, há um denominador comum – a mítica camisola 18.

Tendo cultivado, nos últimos anos um fascínio pela viticultura, e pelo Douro em particular, encontrou na Quinta da Pacheca o parceiro ideal para produzir o seu blend perfeito, e o número passou a nome – assim nasce o Dezoito.

No decorrer do processo de evolução da marca Dezoito by Maniche, chegam agora ao mercado as referências RESERVA Branco e Tinto.

Composto pelas castas Viosinho, Gouveia, Arinto e Moscatel Galego Branco, o ‘Dezoito by Maniche Branco Reserva 2021’ apresenta um aroma delicado, com notas de fruta branca fresca, pera, ameixa e lichia, bem integradas com o tostado da madeira da barrica.

Touriga Franca, Tinta Roriz e Touriga Nacional são as castas que compõem o ‘Dezoito by Maniche Tinto Reserva 2020’. De acordo com as notas de prova da enóloga, este vinho apresenta um aroma intenso a fruta preta, algum floral, que lhe confere frescura e notas de madeira bem integrada.

A nossa cronologia

Location

Aquisição de Vinhas

A aquisição de vinhas foi o passo inicial deste projeto. Foram avaliados cuidadosamente fatores, como o clima e o solo da região, a qualidade das uvas, o histórico de produção da propriedade e a infraestrutura disponível. Foram rigorosamente considerados os custos envolvidos na aquisição e os investimentos necessários à produção. Tendo sido delineado o plano de negócios com metas e estratégias claras para a produção, marketing e distribuição do vinho.

2016

Location

Primeira Produção

A primeira produção de vinhos Dezoito by Maniche é lançada no mercado em 2018, na sequência de um rigoroso processo de produção, que incluiu a escolha das castas que deram origem ao lote, assim como vindima e pisa tradicional a que as uvas tintas foram submetidas e o processo de estágio dos vinhos em barrica.

2018

Location

Produção Reserva

Como consequência logica do processo de crescimento da marca, foi reconsiderado o posicionamento de mercado e a produção de vinhos de qualidade superior, produzidos com uvas selecionadas e submetidas a um processo de envelhecimento mais longo em barricas de carvalho francês. Os vinhos Reserva, resultam da utilização de melhores uvas, que geralmente vêm de videiras mais velhas ou de vinhedos com menor rendimento, resultando em uvas mais concentradas e de sabor e aroma mais complexo. A produção destes vinhos requer um investimento significativo de tempo e recursos, resultando em um produto premium.

2020

Location

Ecoinovação e Sustentabilidade

Empenhada no conceito de Eco-Empreendedorismo, a marca Dezoito by Maniche, iniciou um novo modelo de negócio que preconiza a obtenção de ecoprodutos a partir de resíduos vinícolas, recorrendo a processos digitais inovadores.

2021

Location

Prémios

Os vinhos da primeira produção foram agraciados com várias premiações nacionais e com a medalha de prata da prestigiada organização Paris Wine Cup.

2022

Location

Prémios

Vencedor da Medalha de Ouro do 3º Consurso dos Vinhos do Douro 2023

2023

en_GB

Deve ter 18 anos para visitar este site.

Por favor verificar idade